Blog

Trabalhar motivado pode fazer toda a diferença no seu desempenho

By 5 de setembro de 2018 No Comments

Quão engajado você está na empresa em que trabalha? E quão importante você considera ser motivado e empenhado no mercado de trabalho? Não subestime esse sentimento! Desatenção, ansiedade pelos momentos de lazer, longe do ambiente de atuação, e se satisfazer com resultados mínimos são exemplos do que a falta de engajamento pode fazer.

De acordo com uma pesquisa da Korn Ferry, empresa de consultoria de gestão de Los Angeles, apenas 36% dos funcionários ao redor do mundo são “altamente engajados”. A grande maioria, cerca de 87% dos entrevistados, acredita que a vinculação entre os esforços de responsabilidade social e desenvolvimento de cargos de liderança são fatores que impulsionam engajamento.

A pesquisa apontou, ainda, que empresas preocupadas com a comunidade, onde há propósito, senso de significado e valor, são as mais procuradas para se trabalhar. Mas não parte apenas do local de trabalho, a motivação e engajamento também são “responsabilidade” do colaborador.

A motivação é fator gerador de conexões, intensidade, persistência, melhor rendimento, criatividade e foco nos resultados. Pensando nisso, idealizamos e criamos um curso sobre motivação, focado no ambiente para trabalho. Durante as aulas, ensinamos funcionários, futuros funcionários e líderes a transmitir tal sentimento para sua equipe! Está precisando desse gás? Não exite em praticar.

De antemão, te daremos algumas dicas de como exercer o sentimento de motivação no ambiente de trabalho. Se liga:

Tenha metas
Quem tem meta, tem motivação! Alcançar um sonho e se desafiar diariamente são fatores que colaboram para que o engajamento vire realidade. Além disso, as metas fazem com que você tenha foco, que tal criar um check list para acompanhar o seu desenvolvimento?

Cobre feedback
Se estamos indo mal, podemos nos empenhar para fazer melhor. Se estamos indo no caminho correto, entregando bons resultados, lutamos para manter, certo? Cobrar feedbacks tem a ver com o como estão te vendo e o como você se vê. Saber sobre o seu desempenho vai, com certeza, ajudar a te situar e, quem sabe, não é um bom motivo para continuar ou se engajar mais.

Se relacione com os colegas
Se relacionar com os colegas não vai ser positivo apenas para um bom convívio, mas também para o networking e troca de experiências, que podem vir a ser exemplo para o seu crescimento pessoal. É quase inevitável que pessoas engajadas sejam exemplo, elas vão te entusiasmar e mostrar caminhos para um bom rendimento que, consequentemente, será gerador de motivação.

Tenha certeza que quer estar naquele cargo ou organização
Nenhuma das nossas dicas vai te ajudar se você não gosta do que faz. A motivação é um sentimento espontâneo, que pode ser trabalhado, mas como espontâneo, fica mais difícil de surgir num ambiente que apesar das pessoas, feedbacks ou metas, não representa o que você ama. Faça o que, apesar de tudo, te deixa feliz e conte com o nosso suporte para isso!