Blog

Entrevista de Emprego: saiba o que as empresas esperam no primeiro encontro com o candidato

By 30 de agosto de 2018 No Comments

Quem nos conhece sabe que somos uma empresa que contrata para diversas áreas e em diferentes modelos de trabalho, como freelancer, terceirizado, promotor e muito mais. Todas as terças realizamos um encontro voltado para a pré-seleção em dois horários, 9h e 15h. É por meio dessa reunião que os interessados em fazer parte do banco de talentos entendem os nossos processos como empresa, se apresentam, entregam a documentação necessária e podem vir a fazer parte da nossa equipe.

O primeiro contato com a gente é de extrema importância para que possamos conhecer mais a fundo o perfil de cada candidato, descobrir suas expertises, possíveis falhas, forças e sonhos. Dessa forma, além de criar um laço mais concreto, conseguimos destinar os perfis para vagas adequadas, de maneira a agradar a expectativa do empregado e também do empregador.

Mas como se sobressair na pre-seleção e conseguir a vaga? Já parou para se perguntar? Esse é um questionamento que surge depois de alguns “nãos”, ou da vontade de escutar um “sim”. Se destacar no mercado de trabalho não é tarefa fácil, aliás, a concorrência está cada vez mais acirrada e as expertises da concorrência, cada vez mais variadas. Como instituição que intermedia diversos contratos, te daremos algumas dicas.

Os primeiros segundos contam muito. Não é atoa que existem frases como “foi amor à primeira vista”, essa empatia é comprovada cientificamente. De acordo com um estudo feito pela Universidade de Glasgow, na Escócia, em meio segundo ou no primeiro cumprimento, os julgamentos já são formados. Pensando nisso, preparamos algumas dicas para você:

Não force um comportamento, seja você!

Não existe um padrão comportamental quando falamos de pessoas, cada um tem seus anseios, jeito, pensamentos e manias. No mercado de trabalho não é diferente, cada empresa e contratante espera um comportamento diferente, baseado no público, no tipo de trabalho ou até mesmo no ambiente. Mas essa é uma preocupação que você não precisa levar para o pessoal, ao invés disso, você deve se auto analisar, ser autêntico e não forçar uma linguagem verbal ou corporal.

Resumindo, seja você mesmo! Os responsáveis pela entrevista vão saber se você está forçando um comportamento e, cá entre nós, é muito melhor que você pareça confortável e verdadeiro. Mas fique atento, isso não exclui a necessidade de um cuidado com a postura. Andar com cautela, manter movimentos singelos, evitar gírias, pontuar as ideias com as mãos, fazer contato olho a olho e evitar tocs são pequenos cuidados que podem fazer a diferença.

Simpatia faz parte

Como já falamos, um simples “olá” é suficiente para que as pessoas formem julgamentos. Pensando nisso, nada melhor que ser simpático e gentil para passar a impressão desejada. Eliminar o ego e trabalhar a humildade também ajudam com que você se torne uma pessoa mais receptiva e aberta. Que tal pensar nisso?

Mas, aqui vão algumas dicas básicas: sorria, mantenha o olhar gentil, aceite suas peculiaridades e as do seu próximo, fale em tom amigável e gesticule com delicadeza.

Fique atento ao look

Uma das dúvidas mais comuns quando se pensa em seleção ou entrevista de emprego é a escolha da roupa. A ideia de que é regra optar pelas peças mais sérias e formais do guarda-roupa é comum, mas é errada. Cada empresa tem um perfil diferente, algumas são sim mais sérias e exigem traje a caráter, mas outras são informais ou menos exigentes. É por isso que se faz necessária uma análise do cargo desejado e das instituições que contratam.

Atualmente, muitas empresas estão, inclusive, sendo menos exigentes, com o ideal de que o conforto está totalmente ligado ao desempenho do funcionário. Uma forma simples de resolver essa dúvida, é pensar no perfil do empregador e no seu público alvo. Se ele exige um look mais sério, opte por camisas, blusas de seda, calças de tecido fino, sapatos e sandálias menos despojados. Se ele não é tão burocrático, se sinta confortável para não ser também. Mescle peças despojadas com peças de tecido fino, por exemplo, uma camisa de botões com jeans ou uma saia midi com camiseta estampada. Se ainda estiver em dúvida, temos uma dica final: repare em como as pessoas se vestem naquele ambiente ou em ambientes similares.

Seu currículo é sua porta de entrada

Diagramação, cores e fonte são alguns tópicos que podem fazer toda a diferença na estética do seu currículo. Assim como você precisa se “vender” pessoalmente, com a roupa e postura certas, discurso e assuntos relevantes, o documento também. Alguns passos que podem te ajudar, são:

No texto:

Use informações que são relevante para seu alvo;
Resuma o texto e utilize tópicos;
Não seja tão específico nem tão superficial;
Revise e peça a opinião de outras pessoas.

No visual:
Pesquise modelos já existentes;
Procure inovar no layout usando de elementos, ícones e cores;
Fontes diferentes são uma boa opção para sair do óbvio;
As informações básicas (e-mail, telefone, endereço) também merecem atenção.