Blog

Autoconfiança no trabalho

By 15 de março de 2019 No Comments

Você confia em seu potencial e na sua capacidade de exercer um trabalho de excelência dentro de uma empresa? Calma! Não precisa responder agora! Pelo menos ainda não.

Sabemos que quando começamos em um trabalho novo, demora algum tempo até atingirmos um nível de autoconfiança satisfatório dentro desta empresa. Esse processo pode ser mais difícil para alguns do que para outros, afinal, temos personalidades diferentes, e não é qualquer pessoa que consegue se impor e se sentir confortável em propor mudanças no job logo de primeira.

Ser confiante no ambiente de trabalho é um exercício diário, que precisa ser colocado em prática sempre. Por isso, lá vai algumas dicas práticas para te ajudar nesse processo.

Seja organizado

Devemos afirmar, ser organizado vale para todas as áreas da sua vida, por isso essa dica sempre vai está presente nos assuntos de desenvolvimento profissional aqui do nosso blog. A organização dentro do seu trabalho vai te ajudar a ter as tarefas, os objetivos e planos concretizados no papel. Faça um check-list todos os dias, assim as suas metas diárias acabam ficando mais claras. Riscar na lista as atividades feitas faz você sentir mais confiança em si mesmo, e evita um pequeno desespero caso você esqueça de fazer algo que deveria ter feito naquele dia. Afinal, ninguém merece estar em casa e lembrar que esqueceu de fazer um job importantíssimo, né?! #tôfora

Tenha uma postura positiva

Ser positivo perante aos problemas pode parecer uma tarefa complicada, mas traz resultados satisfatórios. Usar expressões afirmativas quando for conduzir alguma conversa ou reunião acaba mostrando que você é uma pessoa preparada para assumir tal responsabilidade que lhe foi entregue. Ter uma postura firme e positiva acaba influenciando as conclusões que as pessoas tiram de você, e consequentemente fazem você se sentir melhor sabendo que é uma pessoa que transmite segurança para as outras.

Continue estudando, sempre!

Se você pensa que quando conseguir um emprego novo os seus estudos não vão ser mais uma prioridade, infelizmente este pensamento está totalmente errado, e  vai acabar te distanciando ainda mais do mercado de trabalho. Estando sempre informado, você vai se sentir mais integrado no que se passa na empresa e na sua área de atuação, assim, correrá menos riscos de errar, e claro, vai acabar se sentindo mais confiante dentro da empresa. Então sempre se mantenha atualizado, para espantar qualquer concorrente que queira roubar a sua vaga! rs

Tome iniciativas

Chegamos na dica que pode ser um bicho de sete cabeça para alguns, e sim, sabemos que dá medo, e muito! Tomar iniciativa pode ser uma das suas últimas metas que você pretende cumprir dentro da empresa, mas ela tem sua extrema importância. Respire fundo e vá sem medo, tenha coragem para dar o primeiro passo, proponha ideias e seja participativo em assuntos importantes, mostre sempre a sua capacidade. E jamais se esqueça de um detalhe, não se preocupe se ninguém aderir a sua ideia ou se você acabar errando. Um dia, você erra. No outro, outra pessoa erra. Não há nada mais comum do que isso. Então tenha coragem e não se prenda nas consequências de tomar uma iniciativa dentro do seu trabalho.

Agora lembra daquela pergunta que fizemos no início deste post? Você consegue  respondê-la tirando por base todas essas dicas?

Se as suas atitudes não estão de acordo com as nossas dicas, e se você não está se sentindo autoconfiante no trabalho, achamos que vale a pena rever alguns pontos e entender melhor onde você precisa melhorar na sua postura dentro do trabalho.

E lembre-se: todas as terças-feiras, às 9h e às 15h, acontecem nossas pré seletivas aqui na Sama, esta pode ser uma ótima oportunidade para você colocar em prática as nossas dicas para ser uma pessoa autoconfiante no ambiente de trabalho.