No âmbito empresarial a diversidade deixou de ser prática e passou a ser necessidade. As empresas estão promovendo igualdade, ao oferecer oportunidades para todos independente de gênero, etnia, classe sociais ou credo.
Quando uma empresa aposta em diversidade, ela também aposta em novas culturas, novas opiniões, novas formas de pensar e passa a entender a importância da inclusão no mundo corporativo, isso significa que ela também entende a importância do respeito e da valorização das diferenças.
Ao decidir implementar a cultura da diversidade entre seus colaboradores, é necessário desenvolver ações de conscientização, pois, na maioria das vezes há resistência às mudanças, principalmente por parte dos colaboradores mais antigos. O planejamento organizacional deve prever as transformações necessárias para incentivar a diversidade e a inovação e envolver todos da empresa, principalmente os líderes.
Esse planejamento organizacional é importante para as empresas, pois, valorizar a diversidade, gera um ambiente enriquecido e proativo que incentive trocas mútuas e aprendizagem contínua com o propósito de inovar e gerar diferenciais exclusivos.
Neste aspecto, é importante que as empresas sejam culturalmente diversificadas, com colaboradores que se sintam pertencentes a um grupo. Um ambiente diferente faz com que todos os colaboradores se sintam valorizados e apreciados.
Por esse motivo, muitas empresa junto a sociedade tem se esforçando para construir um contexto que reconheça, respeite e acolha com dignidade a diversidade que a constitui, um processo complexo e demorado, pois compromete na mudança do pensar social, das atitudes da sociedade e na inclusão de adaptações que atendam às necessidades específicas de todos. É por isso que esse ambiente diversificado é importante para o crescimento, a fim de que se pratique e se valorize a diversidade.